domingo, 26 de junho de 2016

Exercitando o perdão em três passos...

Quando alguém comete algo que nos magoa é bem verdade que se cria uma barreira, as vezes, intransponível entre você e a pessoa em questão. Porque, geralmente, quem te magoa, quase sempre são pessoas do seu convívio, seu marido, esposa, filhos, irmãos da igreja, amigos, colegas de trabalho. São pessoas que você espera que  não vão te decepcionar. Mas é inevitável porque errar faz parte da natureza humana.

 O ditado de Alexandre Pope "Errar é humano perdoar é divino" nos remete a pensar que errar é bem próprio e característico do ser humano e de que errar faz da natureza humana. Mas também podemos perceber que o autor afirma que perdoar é divino e que a virtude de perdoar vem da parte de Deus. Podemos então, entender que quando dispomos a perdoar estamos nos assemelhando a Deus!

Então, Pedro aproximando-se dele disse Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? (Mateus 18.21)
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vez sete. ( Mateus 18. 22)

Para perdoar precisamos estarmos dispostos seguir três passos:

Primeiro passo: desfazendo as frustrações -  para perdoar é preciso reconhecer que o outro errou porque é um ser humano passível de errar e que nós não somos alguém acima do bem do mal e nunca vamos errar.

Segundo passo: desfazendo as barreiras -  entendendo que a palavra de Deus nos diz que é preciso perdoar e que esse perdão não tem limites. Não existem categorias de pessoas  que deva ser perdoadas. Não existem tipos de erros que devem ser perdoados do maior ao menor erro todos devem ser perdoados.

Terceiro passo: (...) e que nenhuma raiz de amargura, brotando, voz perturbe, e por ela muitos se contaminem.( Hebreus 12.15) não deixe que se crie raízes de amargura por uma situação mal resolvida. Buscar resolver a situação é a melhor solução. Não espere que a pessoa que te fez mal venha até você. Muitas vezes, quem errou não tem a dimensão que te fez tanto mal, assim.

Se seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta seu irmão.  (Mateus 18. 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário