domingo, 29 de maio de 2016

As mudanças geradas pelo espírito santo de Deus...

Andar com Deus é diferente de simplesmente dizer que anda com Deus! Eu entendi que  andar com Deus é aceitar e obedecer, observando os seguintes mandamentos que Jesus em sua infinita sabedoria nos deixou como legado em sua palavra. Primeiro mandamento: amarás o Senhor  teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma e de todo teu entendimento e o segundo  amarás teu próximo como a ti mesmo. Para cumprir o primeiro mandamento precisamos buscar a Deus em primeiro lugar em nossas vidas dando lhe prioridade total. Ele deve está acima de tudo em nossas vidas! Devemos nutrir um amor racional ao nosso Deus, não um amor de emoções, não só um amor de momentos no culto de domingo, mas um amor comprometido com sua palavra. Convidar Deus para ser Senhor da sua vida implica em convidar Deus para dirigir seu pensar, seu agir... Deixar o espírito santo guiar seus passos e suas atitudes. Entender que Deus etá no controle da sua vidada e que deve entregar esse controle a Ele, e Ele agirá de maneira espantosa  no seu modo de ser, perceber a viada e as pessoas.

Cumprir o segundo mandamento é mais complicado porque exige de nós mudanças de posicionamento em relação as pessoas que nos cercam. Para que mudemos o externo é preciso se mudar interiormente. Precisa meditar naquilo que é prerrogativa para mudar e que mudanças precisa fazer a luz da palavra Deus. Quando a nossa vida é impactada pelo espírito santo através do ouvir a palavra Deus, é inevitável a mudança. A necessidade de viver a palavra nos afirmam como servo que devemos ser para a glória de Deus Pai. Por que só ama o seu próximo quem conhece e ama a Deus primeiro. O próximo que o mandamento fala não é somente as pessoas que te amam e são da sua família e do seu círculo de amizade. São também as pessoas que te ferem, que te magoam e que te querem mal. Mas queremos agir por nossa própria justiça, achando que não somos maus quando agredimos as  pessoas que nos feriram e que agindo assim só estamos justificando os erros dos outros contra nós. O coração do homem é enganoso deste a sua meninice (Jr. 17.9, Gn. 8.21), caso o homem não se importe em se aproximar do Senhor, evitando-o, é entregue as suas paixões, aos seus sentimentos perversos (Rm. 1.28,29).

Deus nos chama para viver em novidade de vida, vida esta gerada no nosso interior pelo espírito santo. Devemos então deixar o velho homem e suas inclinações para o pecado e nos revestimos da sabedoria e poder de Deus para então nos aperfeiçoarmos no caráter de Cristo. Se antes mentias, hoje, não mintas mais, se antes falava mal do seu colega de trabalho, da sua sogra, hoje, não fale mais. Se desejava o mal pra alguém, hoje, não deseja mais. A vida nova gerada pelo espírito santo nos faz querer amar as pessoas, nos faz ver que todo ser humano é amado por Deus e só precisa de uma oportunidade para ouvir sobre este amor. E é tão maravilhoso entender que Deus nos está dando o privilégio de sermos portadores de sua palavra. "Se formos humildes poderemos ser usados por Deus e somos surpreendidos ao saber que podemos ser usados por Deus." (Max Lucado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário